Com temperaturas que chegam a mais de 38 graus em nossa região, o ar condicionado é um dos itens essenciais para quem está comprando um carro. Além do conforto proporcionado, podemos apontar a segurança, pois com os vidros fechado para que o ar condicionado seja potencializado, as pessoas se sentem mais seguras dentro do veículo, principalmente quando precisam passar por locais considerados perigosos, além de manter os vidros desembaçados nos dias de chuva ou frio, e com o usa da recirculação que faz a captação do ar interno do veículo não precisam ficar inalando fumaça de caminhões e a poluição da cidade, que pode causar danos respiratórios.
O ar condicionado capta o ar externo e interno, passa pelo filtro de cabine (para veículos que possuem) e depois pelo EVAPORADOR (radiador interno do ar condicionado) onde tem a modificação da temperatura, possibilitando que o interior do carro fique gelado, mesmo que lá fora as pessoas estejam “cozinhando”.
Porém, o ar traz todas as impurezas do ambiente externo ou interno, quando o filtro de cabine não retém essas impurezas elas vão parar no evaporador e por se tratar de uma peça que estará úmida, a proliferação de bactérias é muito rápida, podendo causar sérios problemas respiratórios para os usuários.
Veja o exemplo de um filtro saturado e de um filtro novo!
Quando o veículo não possui o filtro de cabine, ou devido a saturação do filtro por não ter sido substituído por um longo período, toda a sujeira e impureza visto ai no filtro saturado, ficam alojadas no Evaporador do veículo, podendo ser necessário a remoção do painel do veículo para efetuar a limpeza, tendo um custo que poderá passar de R$1000,00 (mil reais), enquanto uma simples higienização com a troca de filtro, fica em torno de R$140,00 (cento e quarenta reais).
Veja o exemplo de um Evaporador que não teve o filtro trocado ou o veículo não tinha filtro aplicado!
Existem alguns sintomas que deixam claro quando o sistema está precisando de manutenção. O primeiro deles é o cheiro desagradável que invade o interior do veículo quando você liga o ar. O outro é a perda de eficiência do equipamento.
Se antes você gelava o interior do veículo, posicionando o controle na potência mínima e agora precisa elevá-la para obter o mesmo resultado, seu sistema pode estar comprometido.
Para um correto diagnóstico procure a MBP AUTOMOTIVA que iremos te proporcionar o melhor atendimento, afinal Honestidade não é virtude e sim obrigação!